Publicado em Exemplos Qt, Programação

Exemplos Qt – Ligação a uma base de dados MySql

bd

Em primeiro lugar começo por manifestar a minha apreensão quanto ao futuro do MySql ( saber porquê )!

De qualquer das formas, e como foi este o SGBD que escolhi para trabalhar com o Qt, é nele que se baseia este pequeno exemplo.

A motivação foi a seguinte:

“Certo dia fui às compras e no final a funcionária entregou-me o talão.

Coma andava à procura de um exemplo prático para manipular uma base de dados monotabela, decidi fazer daquele talão a mascote deste pequeno exercício. Daí a opção “ver talão inspirador …” :)”

De seguida criei uma interface baseada na classe QMainWindow, que muito fácil e rapidamente permite criar os menus, barras de ferramentas, barra de estado, atalhos e outras.

Existe um ficheiro de configuração ( db.conf ) que armazena os dados de acesso à base de dados. Isto pressupõe que para ver todas as opções da aplicação é necessário ter acesso a uma base de dados MySql, nem que seja na China ;)

Depois fui acrescentando funções que realizassem as operações elementares de inserção, edição,eliminação e pesquisa de dados. Nada muito sofisticado.

Penso que pode ser uma boa base de partida para se fazerem umas “brincadeiras” nesta área, e por isso partilho o código para quem também se estiver a iniciar nestes assuntos.

Obter o código aqui.

Nota: Não estou a fazer publicidade aos Hipermercados Modelo :)

Anúncios

7 opiniões sobre “Exemplos Qt – Ligação a uma base de dados MySql

    1. Olá,

      O Qt, versão Open Source, não pode ser distribuído com o plugin do MySql. Trata-se de uma questão relacionada com as licenças GPL, LGPL, etc.
      Assim sendo, temos que compilar o Qt na nossa máquina com o plugin do MySql e depois é simples.
      Caso esteja a utilizar Debian/GNU Linux já coloquei a solução aqui: https://gracianotorrao.wordpress.com/2009/04/03/como-instalar-o-qt-45-com-suporte-para-mysql .
      Já agora, caso encontrem alguma coisa do tipo para fazer isto no Vista/Xp também gostaria de a ler.

  1. Olá tudo bom, antes de tudo queria agradecer pela iniciativa, pois estas ações de disponibilização de códigos e exemplos contribui muito para pessoas como eu, que estão iniciando, aproveitando a deixa, não consegui fazer funcionar no windows 7, poderia me dar uma força, obrigado

  2. Cara!! parabéns pelo exemplo! finalmente consegui fazer o QT funcionar com o MySQL no linux!! quebrei a cabeça pacas, mas estava muito fácil!!! obrigado por compartilhar!! hehehehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s